Os primeiros trabalhos

Os primeiros trabalhos foram realizados a partir das sugestões provenientes dos encontros entre o IJFC e as lideranças locais através do Comitê Comunitário da Cidade de Deus e depois com gestão do Instituto.

Saúde Ocular

Os primeiro projetos oculares foram desenvolvidos entre 2005 e 2007, por meio de parceria com o Instituto Helen Keller e o Instituto Benjamin Constant. Foram realizados exames oculares e para   prevenção à cegueira em 6.450 crianças das escolas municipais da Cidade de Deus e em 130 adultos dos cursos de alfabetização de adultos, com distribuição de 330 pares de óculos e o encaminhamento para especialistas de 20 pessoas portadoras de doenças que demandavam cirurgia. O projeto teve tanto sucesso, que continuou mesmo depois do fechamento do instituto Helen Keller, renovando a clientela e ampliando o alcance, com a constante parceria do Instituto Benjamin Constant. * Em execução

Cursos Técnicos – Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Consultório Dentário

Por meio de parceria com a Escola de Formação Técnica de Saúde Izabel dos Santos (ETIS), em 2005, foram implementados dois cursos técnicos na comunidade Cidade de Deus, sendo um de Auxiliar de Enfermagem e outro de Auxiliar de Consultório Dentário.

A Escola ETIS forneceu material didático, promoveu a seleção dos alunos, treinou professores que ministraram as aulas teóricas no período noturno em local selecionado pelo Instituto em escolas da comunidade. Os estágios supervisionados foram realizados em Hospitais da região e postos de saúde.

O IJFC se encarregou do planejamento e coordenação do projeto, contratação de inspetor noturno, alimentação, transporte para os estágios, formatura, pagamentos de faturas, relatórios e avaliações.

A FENASEG custeou o pagamento dos professores, vale transporte, camiseta e jaleco e kits de instrumentos básicos.

As cerimônias de formatura foram momentos especiais para os 154 formandos dos cinco cursos ofertados. A grande maioria conseguiu colocação profissional, inclusive em hospitais e consultórios particulares.

Turma Auxiliar de Enfermagem

Creches

O estreito contato com a Cidade de Deus nos permitiu conhecer os CAIs (Centro de Atividades Integradas) Maria Beralda e Odilo Costa Neto, instituições administradas pela FIA – Fundação para Infância e Adolescência, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, e com ela firmar parcerias.

Creche Maria Beralda

Em 2006 os moradores definiram como uma das prioridades a recuperação da Creche Maria Beralda que, com mais de 30 anos de funcionamento, ameaçava fechar as portas e encerrar as atividades. Com capacidade para 200 crianças, tinha pouco mais de 20, pois só uma sala estava em condições de uso.

A primeira ação foi a reforma e reconstrução do prédio que estava em condições precárias. A obra compreendeu a revitalização de nove salas de aula, três refeitórios, cinco banheiros infantis, quatro banheiros de adultos e lactário. Posteriormente foram implementadas a sala de recreação, sala de vídeo com equipamentos e telão, brinquedoteca e campinho de futebol com grama sintética.

Completando a etapa de recuperação da creche, foi realizada a troca dos mobiliários e reformas dos refeitórios, da sala da administração, do consultório médico e aquisição de novos uniformes, materiais didáticos e recreativos.

Completada a fase de obras veio a etapa de contratação de funcionários e professores para completar o quadro já existente.  Foi uma experiência desafiadora, a convivência de pessoal atuando sob gestões diferentes (pública e privada) com metas aprimoradas. Foi privilegiada a contratação de mão de obra local, para gerar trabalho e renda para a comunidade, de modo que quando a creche foi reaberta 70% dos funcionários contratados pelo IJFC eram da Cidade de Deus.

Em 2008, totalmente levantada do chão, a Maria Beralda já era considerada uma creche modelo, atendendo 186 crianças assim distribuídas:

02 berçários – 36 bebês

02 salas de Maternal I – 40 crianças

03 salas de maternal II – 60 crianças

02 salas de pré-escola – 50 crianças

A primeira formatura da pré-escola foi muito comemorada, com direito à diploma e festa. As crianças “mais velhas” deixaram a creche pré-alfabetizadas e prontas para iniciar uma nova fase nas escolas da prefeitura.

Em 2012 a creche passou do status de comunitária para municipal. Quer dizer, passou da Secretaria de Assistência Social, para a Secretaria Municipal de Educação com a denominação de Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Beralda. O Instituto João Ferraz de Campos acompanhou a transição, cuidando para que não houvesse interrupção e transtorno para as crianças.

Prefeitura visita a Creche Maria Beralda em março de 2012

Os professores foram progressivamente contratados pelo poder público, e o Instituto permaneceu presente oferecendo serviços não contemplados pela prefeitura, através do PROFEC (Programa de Formação Educacional Complementar), como: assistências médica, farmacêutica, psicológica e orientação nutricional, educação física e lazer sempre de acordo com a faixa etária do grupo e informática.

CAI Odylo Costa Neto

O CAI Odylo Costa Neto, era entidade também gerenciada pela FIA, Fundação para Infância e Adolescência, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Atendia crianças da comunidade, entre 06 e 14 anos, em regime de contraturno. O espaço era grande, mas as instalações precárias, sem condições de abrigar adequadamente os alunos, que de resto não seguiam uma programação planejada e consistente.

Foi quando o IJFC assumiu a coordenação das atividades, em 2007. A proposta apresentada pelo Instituto para custear as reformas necessárias nunca foi aprovada pela FIA, que pretendia outra finalidade para o local. E apesar dos bons resultados obtidos no decorrer dos quatro anos em que vigorou, no início de 2011 o projeto Odylo Costa Neto foi desativado, por falta de apoio e interesse do poder público responsável.

Resumo das principais atividades desenvolvias de 2007 a 2010:

Todas as iniciativas do Projeto foram norteadas pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) atendendo integralmente os alunos de 06 a 14 anos, promovendo a sua inclusão social com base em princípios pedagógicos modernos.

Por acreditar na ação educativa como forma de resgate social, o Projeto buscou trazer para dentro das salas de aula a realidade dos educandos, desenvolvendo vínculos afetivos entre a escola, educando, família e comunidade, e principalmente, fortalecendo a autoconfiança e autoestima tornando-os agentes ativos e multiplicadores de atitudes adequadas.

Número de crianças (de 6 a 14 anos): 160 – dois turnos de 80 crianças

O IJFC ofereceu serviços não contemplados pela prefeitura como reforço escolar de língua portuguesa e matemática, estímulo à leitura, práticas esportivas, assistência médica e odontológica, apoio psicossocial.

Foram realizadas pelo instituto reformas do consultório odontológico, do laboratório de informática, da quadra esportiva. Foram adquiridos materiais esportivos, pedagógicos, dentários e de informática.

A protelação da reforma predial foi o grande desafio e obrigou a equipe do Projeto a criar espaços mesmo que provisórios para atender a demanda das crianças.

Além das avaliações diárias e coletivas feitas pelos educadores através de observações e anotações, o projeto realizou avaliações formais, com o objetivo de identificar os déficits da aprendizagem que subsidiam os trabalhos dos educadores no reforço escolar.

 

Projeto Casa Completa 2008/2009

O Instituto João Ferraz de Campos e a FENASEG implantaram o projeto CASA COMPLETA que consistiu na complementação e ampliação das casas entregues a moradores da Cidade de Deus pela Caixa Econômica Federal.

Descrição do projeto:

  • Colocação de piso em cerâmica nas casas já entregues.
  • Construção de um cômodo no terreno dos fundos das casas, conforme previsão de ampliação constante no projeto da Caixa Econômica

Beneficiados:

1º fase: casas onde moram alunos matriculados na Creche Maria Beralda e CAI Odilo Costa Neto. Início: setembro 2008

Fases subsequentes: demais proprietários das casas entregues pela Caixa, conforme critério a ser definido pelos patrocinadores e na medida da disponibilidade financeira.

Descrição da obra:

  • Contra piso e colocação de lajota na unidade entregue pela Caixa: 20m2
  • Construção de um cômodo no terreno dos fundos da casa (podendo ser dividido em dois, mediante colocação de divisória) medindo 13.10m2;
    • Paredes de alvenaria, emboço interno e externo;
    • piso de lajota;
    • telhado meia água / onduline;
    • uma porta de madeira;
    • duas janelas de alumínio;
    • instalação elétrica: dois pontos internos de luz (no teto do cômodo) e um externo (no beiral); três tomadas internas de parede;
    • 2 muros laterais no pátio medindo 2,00 X1,80m altura;
    • Complementação de piso de cimento no pátio interno;
    • Fornecimento de tinta para pintura interna e externa do novo cômodo e muros.
  • Soleira da entrada da casa: cacos de lajota (opcional)

Foram efetuadas 17 ampliações das casinhas, na localidade ROCINHA II, sendo cinco com mão de obra especializada, 12 ampliações com mão de obra local, dentro do projeto CASA COMPLETA CDD e duas reformas realizadas por mão de obra especializada, em casas precárias cuja as famílias tinham filhos com problemas respiratórios.

Creche Municipal Luzes do Amanhã

Nessa região ainda resistem alguns barracos e a predominância é de famílias muito pobres. O IJFC fez uma proposta para a Secretaria de Educação de incluir mais uma creche no PROFEC, Programa de Formação Educacional Complementar. A Sétima Coordenação Regional da Educação (7ª CRE) indicou a Creche Luzes do Amanhã em função de sua localização e por ter demandas que uma parceria público privada poderia atender.

A Creche, sediada na região denominada Rocinha II, acolhe 100 crianças divididas em quatro grupos de 25 cada, sendo, dois Maternais I e dois Maternais II.

O Instituto visitou a creche e fez o levantamento das principais necessidades. No planejamento para o desenvolvimento do PROFEC, foi prevista a adequação do espaço, com pequenas obras e ampliação do atendimento para mais 20 crianças a partir de 2013, além de serviços de Assistência Médica, Enfermagem, Assistência Social e Educação Física, dando para as crianças uma qualidade de vida melhor, tão importante nessa fase da primeira infância.

OBRAS REALIZADAS

O objetivo principal foi a construção de uma sala de aula para acolher crianças inscritas na lista de espera e melhorias nas condições físicas de trabalho de funcionários e professoras.

Além da nova sala de aula, foram construídos dois banheiros para funcionários, um banheiro para o maternal I, uma sala multiuso para os Professores, Assistente Social e eventuais reuniões e adaptação de espaço para o consultório médico.

Banheiro Infantil

Sala multiuso

Luzes do Amanhã – Cidade de Deus

EJA – Educação de jovens e adultos e alfabetização de idosos

Nos primeiros anos, ainda sob a gestão da Fenaseg, foram implantados projetos que visavam reduzir o analfabetismo, promover a prontidão para o trabalho e geração de empregos. Em parceria com três ONGs locais, foram realizados cursos de alfabetização para jovens e adultos. ​ O objetivo inicial era atender familiares das crianças da creche Maria Beralda e Odylo Costa Neto.

*Encerrado em 2008.

 Esporte é mais que saúde

Em 2009, a UPP foi instalada na Cidade de Deus. Para ajudar na “pacificação” da comunidade, o Secretário de Segurança fez um apelo às entidades ligadas à Cidade de Deus para que ajudassem a orientar os jovens locais na direção de um desenvolvimento integral e social que permitisse seguir uma trilha de bom caminho.

O IJFC se juntou ao Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro que patrocinou um projeto de esportes direcionado aos jovens. ESPORTE É MAIS QUE SAÚDE foi implantado na sede da Odylo Costa Neto, onde o Instituto já desenvolvia projeto de contraturno.

Foi necessário primeiramente restaurar a quadra de esportes e reconstruir os banheiros. O Sindicato promoveu um trabalho tão bem feito que, em 2010, a quadra serviu de local para recepcionar o presidente americano Barak Obama quando em visita ao Brasil r visitou a Cidade de Deus.

Mas o Projeto não durou muito, pois 2011 começou com sabor de revés. Assistimos o já anunciado cerrar de portas da Odylo Costa Neto, unidade da FIA na Cidade de Deus. E em consequência, o término de dois programas sociais de confirmado sucesso na comunidade: o contraturno de crianças das escolas municipais, a cargo do nosso Instituto, e o Projeto Esporte é mais que Saúde, patrocinado pelo Sindicato das Empresas de Seguro RJ, que oferecia três modalidades esportivas para 60 jovens no período noturno.

Mas revezes não têm poder de abater os justos, e porta fechada pode ser apenas indicativo de outros caminhos.

*Encerrado em 2011