DESDE O INÍCIO, A FENASEG

Em 2003, instituições empresariais privadas, reunidas na Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados (FENASEG), sob a presidência de João Elisio Ferraz de Campos, decidiram se unir em um Fórum para a realização conjunta de projetos sociais visando contribuir com a melhoria das comunidades carentes do Rio.

Várias entidades e empresas compuseram o Fórum, entre elas: Associação Comercial, Fecomércio-RJ (Sesc/RJ), Fenaseg, Firjan (Senai/RJ), Fetranspor, Caixa Econômica Federal, Lamsa (Linhas Amarelas), Ibase, Sebrae/RJ, Farmanguinhos e Rioônibus.

Por sugestão do então Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, a Comunidade Cidade de Deus foi escolhida como plano piloto por ser uma comunidade representativa em número de habitantes e por apresentar um dos mais baixos índices de IDH da cidade do Rio de Janeiro.

Dois anos depois, o Fórum foi desativado e os parceiros se dispersaram. Algumas empresas permaneceram atuando em projetos sociais de forma pontual, outras se afastaram.

A Fenaseg, no entanto, estreitou a relação com a comunidade desenvolvendo projetos, de início em parceria com o Comitê Comunitário local.  Com a criação do Instituto João Ferraz de Campos, a partir de 2006, a administração dos Projetos Sociais na Cidade de Deus ficaram inteiramente a cargo do Instituto. Podemos dizer que os trabalhos desenvolvidos pela FENASEG foram o embrião do Instituto.

Desde então a FENASEG manteve a verba de patrocínio destinado aos Projetos, agora repassados ao IJFC, para o qual foram aportados mais recursos pela família Ferraz de Campos. Recebemos também a adesão de novos parceiros, como o DPVAT, a Seguradora Lider, a Funenseg (Escola Nacional de Seguros), a Centauro Vida e Previdência, a Megadata, o Expotrade, os Sindicatos das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Paraná, entre outros.

Em 2010, João Elisio Ferraz de Campos deixou a presidência da Fenaseg e da recém criada CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Privados), sendo substituído pelo Sr. Jorge Hilário Gouvea Vieira, que honrou os compromissos das gestões anteriores. A gestão seguinte, de Marco Antonio Rossi, também manteve o patrocínio dos projetos sociais. Da mesma forma, a atual presidência da CNSeg / FENASEG, Marcio Seroa de Araujo Coreolano, confirmou a indispensável contribuição do setor para a manutenção e aprefeiçoamento dos trabalhos do Instituto no Rio de Janeiro.

A Fenaseg esteve pois presente desde a primeira hora, até hoje. São quinze anos de parceria, ancorados em mútua relação de confiança e incentivo.