A Creche Comunitária Mundo Infantil foi fundada em 15 de novembro de 1983 por um grupo de senhoras da Comunidade Santa Marta que visavam colaborar com as mães que precisavam trabalhar e não tinham onde deixar os seus filhos.O grupo era composto por 25 crianças e 05 voluntárias que ajudavam na alimentação e cuidavam das crianças.Nesses 34 anos de existência viveu momentos muito difíceis.

Em 2011, o Instituto João Ferraz de Campos deu início a projetos sociais na comunidade Santa Marta. Foram feitas visitas a vários locais da Comunidade, ouvindo as demandas e sugestões de lideranças comunitárias. Itamar da Silva, profissional do IBASE e morador local, foi um dos grandes incentivadores. A favela encontrava-se ocupada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que instalou no local, em 28 de Novembro de 2008, a primeira Unidade de Polícia Pacificadora da cidade (UPP).

Acolhemos a demanda da Creche Comunitária Mundo Infantil (Obras Sociais Unidas de Santa Marta) situada no Beco do Jabuti nº 9. A creche, conveniada da prefeitura, atendia 75 crianças da comunidade e precisava de auxílio para manter suas atividades. Desde então o IJFC está presente no Morro Santa Marta, onde também já realizou uma etapa do Projeto Saúde Ocular.

 

O IJFC efetuou as seguintes benfeitorias:

  • Doação de 75 uniformes de inverno para as crianças;
  • Colocação de 38 m2 de grama sintética no terraço superior da creche, criando um novo espaço para o lazer das crianças;
  • Compra mensal de alimentos para complementar as refeições das crianças.
  • Colocação de toldo para proteção do excesso de sol na lage.
  • Salário de 03 professores

Hoje a Creche acolhe 75 crianças na faixa etária de 01 ano a 03 anos e 11 meses. A Creche permanece com três turmas pois não ha espaço para receber mais crianças, tendo sempre  fila de espera por vaga.

Tem a seguinte distribuição: Berçário,Maternal 1 e Maternal II

A Creche funciona de segunda a sexta-feira das 07h30 as 17h30 sendo que as crianças recebem diariamente quatro refeições balanceadas e cuidados de higiene pessoal.

A creche possui convênio com  a Secretaria Municipal de Educação (SME) e faz parte do sistema de Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro, subordinada à 2ª CRE (Conselho Regional de Educação). O convênio cobre parte das despesas e a outra parte é custeada por doações financeiras ou materiais, oriundas de diversos parceiros além do Instituto João Ferras Campos.

Uniformes quentinhos para os dias de frio no alto do morro

Gramado e toldo na laje