Escola Padre Dr. Francisco da Motta

Em 1897 uma organização de caráter religioso, chamada Venerável Ordem terceira de São Francisco da Penitência, inaugurou um Projeto na área de Educação que tinha como objetivo levar ensino de qualidade, de maneira gratuita à comunidade do Morro da Conceição, situada na região Portuária do Rio.

Com o tempo o Projeto se transformou em uma Escola, a atual Escola Padre Dr. Francisco da Motta. Em 2005 a escola incorporou o Colégio Sonja Kill acrescentando o ensino médio às suas atividades.

Desde essa data, a Escola vem praticando a filantropia e a gratuidade com muitas dificuldades, contando com a colaboração de 49 Professores e atendendo aproximadamente a 1.055 alunos, divididos em dois turnos, da Pré-escola ao Ensino médio.

Em junho de 2004, o IJFC  foi convidado pela Irmã Ivanira, diretora-presidente, para visitar a Escola visando à realização de uma parceria e agrupando-se aos parceiros da época Colégio Santo Inácio e a A.M.E.(Associação dos amigos da Escola Padre Dr. Francisco da Motta e Colégio Sonja Kill).

Na época o IJFC aceitou colaborar com as despesas de custeio (água,luz,telefone e gás), estabelecendo um limite mensal e assinando um Termo de Parceria por seis meses. O termo de parceria vigorou até junho de 2016 sendo renovável a cada seis meses, dependendo sempre de verba orçamentária.

Em janeiro de 2015, o IJFC passou a custear por doze meses os salários e os encargos sociais da área da Educação Infantil que compreendia 06 professoras e 01 auxiliar de sala e parte do salário da coordenadora pedagógica.

Durante o período da parceria ocorreram algumas despesas pontuais assumidas pelo Instituto como a colocação de um portão de alumínio separando os banheiros da área infantil e a concessão de tinta para pintura de três salas de aula da Área de Educação Infantil.

A partir de Outubro de 2016 o IJFC  firmou uma nova parceria com a Escola fornecendo três professoras com experiência e formação na área de Educação Infantil visando fortalecer este segmento.

Em outubro de 2017 , o IJFC transferiu mais duas professoras para a Escola, uma  professora especializada em educação física para crianças a partir de quatro anos. Outra professora para colaborar com a pré-alfabetização em sala de aula, totalizando de cinco professoras, sendo que os salários e encargos sociais das mesmas são pagos pelo IJFC.