As oficinas e demais atividades integram as Diretrizes Gerais do Instituto na execução do Serviço de Atendimento e Fortalecimento de Vínculos.

Em todas as atividades desenvolvidas pelo IJFC são buscadas propostas e estratégias de intervenção, para tentar amenizar os conflitos vivenciados pelos alunos no meio familiar e social em que vivem.

Na dimensão socioeducativa, os usuários participam ativamente com tarefas e projetos de transformação social, atendendo demandas como a problemática das desigualdades e a violação dos direitos humanos.

Um dos principais desafios é desenvolver nos indivíduos um pensamento crítico acerca da sua atuação e do seu papel enquanto agente de mudança, e propor condições para aprimoramento e formação de vínculos sadios na família e nos diversos ambientes sociais.

Acreditando que a Educação é composta por um conjunto de ações, fatores e influências que agem no indivíduo, o IJFC contribui para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes num processo contínuo, orientando e conduzindo os alunos à novas descobertas, na construção da sua cidadania promovendo assim a transformação social de cada um.

Seguindo estas diretrizes, o IJFC almeja:

Reduzir atitudes e comportamentos agressivos;

Formar indivíduos felizes e realizados, agentes transformadores e protagonistas de suas vidas;

Formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade;

Superação de problemas sócios educacionais;

Favorecer a relação família-escola-comunidade ampliando o espaço de participação;

Proporcionar conhecimentos diversos nas áreas de esportes e artes;

Estimular a vivência, o aprendizado e a socialização;

Fortalecer as ações coletivas;

Reduzir a vulnerabilidade em relação às drogas e violência;

 

O Tablet auxilia na aprendizagem.