Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Instituto João Ferraz de Campos (IJFC) tem sede regional no município de Pinhais (PR) onde se localiza o Centro Educacional Edy Pereira Ferraz de Campos, que oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SECON). Tal iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e vinculada ao Governo Federal.

As crianças e adolescentes atendidos são provenientes de situações de vulnerabilidade social, sendo encaminhadas  ao  espaço por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Conselho Tutelar.

Os critérios de analise para inserção no Serviço são baseados na constatação de ocorrências de risco pessoal e social, sendo priorizado o atendimento nas seguintes condições: situação de isolamento, trabalho infantil, vivência de violência e/ou negligência, abuso sexual, evasão ou defasagem escolar, acolhimento institucional com medida de proteção do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhais, por meio dos CRAS (Norte, Sul, Leste e Oeste), realiza reuniões mensais com a rede de proteção para a discussão de casos. Nestas ocasiões são convidados a participar entidades locais, tais como Educação, Saúde, Conselho Tutelar e outras instituições que oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Capacidade de Atendimento e Regime de Funcionamento:

O atual termo de parceria define o número de 80 crianças e adolescentes, de 05 a 17 anos atendidas pelo IJFC que, todavia, acolhe excedentes por cortesia, cumprindo o ano de 2017 com 95 usuários.

Funcionamento:

De segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 17h, no horário de contraturno escolar.

Contrapartida  do  IJFC

Alimentação: O serviço oferece duas refeições diárias, sendo no período matutino, café da manhã e almoço e no período vespertino, almoço e lanche. São refeições balanceadas, com cardápio desenvolvido por nutricionistas.

Hora da boa comida da Dona Neide

Área Física

O IJFC possui área total de 2000 m², sendo 700 m² de área construída. São quatro salas de atividades, uma sala de artes, uma sala de jogos, biblioteca, laboratório informática, consultório odontológico, quadra coberta, parquinho e amplo espaço aberto.

Atividade na Biblioteca

 

Quadra Esportiva Restaurada

Custeio  e  manutenção

O IJFC é responsável pela manutenção e gastos correntes, uniformes, material didático, esportivo, musical e recreativo.

Também é de sua responsabilidade a contratação de profissionais para as diversas oficinas e para atendimento especializado nas áreas de pedagogia, psicologia e serviço social.

Mais informações