O Instituto João Ferraz de Campos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criada no dia 13 de junho de 2005, por iniciativa do então presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (FENASEG), João Elisio Ferraz de Campos. A entidade leva o nome do pai do fundador como forma de homenagem póstuma.

O IJFC tem como objetivo o desenvolvimento de projetos sociais em comunidades menos favorecidas, atuando prioritariamente nas áreas de educação, saúde e profissionalização.

Suas ações são realizadas por meio de recursos financeiros próprios ou doação de terceiros, podendo firmar parcerias e convênios com entidades públicas ou privadas e com instituições nacionais e estrangeiras. As parcerias com entidades públicas são realizadas sempre de forma complementar, ou seja, sem substituir a função do Estado.

Durante sete anos, o IJFC concentrou suas atividades na cidade do Rio de Janeiro, na comunidade Cidade de Deus, atuando na Creche Maria Beralda e no Centro de Atividades Integradas Odylo Costa Neto, duas unidades da Fundação para Infância e Adolescência, órgão da Secretaria Estadual de Assistência Social. Posteriormente passou a atender também a creche Luzes do Amanhã, a Escola Pe. Francisco da Motta e projetos demandados pela comunidade do Morro Santa Marta.

Por causa dos altos índices de violência que assolam atualmente a cidade do Rio de Janeiro, o Instituto João Ferraz de Campos privando pela segurança de seus colaboradores, em 2017, encerrou as atividades desenvolvidas na comunidade Cidade de Deus. Os sucessivos confrontos armados criaram um clima de guerrilha urbana, aumentando os riscos e gerando medo de transitar e trabalhar, obrigando o IJFC a suspender os serviços prestados para mais de 300 crianças das creches Maria Beralda e Luzes do Amanhã.

Em 2011, frentes de trabalho foram abertas no Paraná, onde fica a matriz do Instituto e onde a diretoria tem fortes vínculos sociais e familiares. Foram firmadas parcerias com a Secretaria de Assistência Social do Município de Pinhais; com o Projeto Passos da Criança, localizado na Vila Torres, município de Curitiba e com o Centro Educacional João Paulo II, localizado no Município de Piraquara.

* O Instituto obteve junto ao Ministério da Justiça sua qualificação como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Lei nº 9.790 /99).