João Ferraz de Campos, que dá nome a este Instituto, nasceu na cidade de Tietê, Estado de São Paulo, no dia 15 de setembro de 1911. Filho de Isaltino Ferraz de Campos e Maria Canet Ferraz de Campos, ficou órfão dos pais ainda na infância, passando, então, a morar com seus avós, João Canet Capdeville e Dolores Cock Canet. Quando eles morreram, João Ferraz de Campos, ainda jovem, mudou-se para a casa de seus tios Jayme Canet e Anna Lopes Canet, em Curitiba, Paraná.

 

Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná e dedicou boa parte de sua atividade profissional ao comércio de café que, em boa parte do século passado, foi o principal produto da economia paranaense e o principal esteio do desenvolvimento do Estado. Transferiu-se de Curitiba para Paranaguá, cujo porto era um dos principais exportadores de café do país, para cuidar dos interesses da empresa Blay Canet (depois Companhia de Armazéns Gerais do Paraná), da qual seu tio Jayme Canet era sócio, sendo mais tarde seu diretor. Em Paranaguá, fundou em sociedade com a família Almeida Prado a empresa Horizonte de Armazéns Gerais. Em Curitiba, em sociedade com José Barboza e Ayrton Nascimento fundou a empresa Vila Rica. As duas empresas se dedicavam ao armazenamento e comércio de café.

 

As atividades profissionais estreitaram profundamente os seus laços afetivos com Paranaguá que se tornaram ainda mais fortes quando, em 8 de maio de 1940, casou-se com Edy Pereira Alves, que passou a chamar-se Edy Pereira Ferraz de Campos. Tiveram três filhos, João Elisio, Paulo Roberto e Maria Leonor. João Ferraz de Campos se envolveu tanto com a cidade que passou a participar intensamente de sua vida política e social. Foi promotor, vereador, presidente da Câmara Municipal, tendo assumido em várias ocasiões, o cargo de prefeito nas ausências do titular. Foi secretário e depois presidente do importante e influente Centro do Comércio de Café e representou a praça de Paranaguá e depois o Estado na Junta Administrativa do IBC. Foi ainda, superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, provedor da Santa Casa de Misericórdia, participou da fundação do Clube Olímpico do qual foi vice-presidente, do Rotary Club, e presidiu a Liga Regional de Futebol da cidade. João Ferraz de Campos chegou em Paranaguá em 1937 e quando a deixou, em 1960, para voltar a residir em Curitiba, trazia uma extensa folha de serviços prestados à cidade e, na verdade, nunca se afastou de lá, de suas tradições, de sua cultura e das amizades que o acompanharam por toda a vida. Em 29 de maio de 1969, a Câmara Municipal de Paranaguá concedeu-lhe o título de cidadão honorário de Paranaguá pelos relevantes serviços prestados à cidade.

 

Em Curitiba, continuou suas atividades empresariais. Foi um dos fundadores e diretor da Companhia Comercial de Seguros Gerais, mais tarde incorporada ao Bamerindus, tornando-se uma das maiores seguradoras do País. Ocupou a vice-presidência da Associação Comercial do Paraná e pertenceu ao seu Conselho Superior. Desempenhou, ainda, funções públicas como de presidente da Junta Comercial do Paraná, representante do Estado no CODESUL e secretário particular do governador João Elisio Ferraz de Campos. Faleceu em 24 de janeiro de 2005.