• Paraná: (41)3165-8000 - (41)3056-7871
  • IJFC - No YouTube
  • IJFC - No Facebook
  • IJFC - No Instagram

Viagem ao litoral é presente do Dia das Crianças no IJFC

Os 42 adolescentes atendidos no Instituto João Ferraz de Campos ganharam de presente de Dia das Crianças um passeio ao Litoral do Paraná. O grupo foi até a cidade histórica de Paranaguá para visitar o Aquário com direito a uma parada em Morretes para saborear o Barreado, prato típico da região.

No Aquário os adolescentes conheceram animais marinhos de várias espécies. Em sua maioria, são animais encontrados no próprio litoral paranaense, porém, na visita também  foi possível conhecer animais exóticos como o tubarão-bambu, encontrado na Ásia, diversas especies de Raias e até Jacaré.

O local foi construído para trabalhar a educação ambiental dos visitantes e também contribuir para o desenvolvimento da região. A equipe técnica é formada por biólogos e educadores ambientais. O Aquário de Paranaguá recebe normalmente diversas espécies de peixes, anfíbios, répteis, aves e algumas vezes, mamíferos que chegam ao local através da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e eventualmente banhistas particulares.

 Em Morretes, nossos adolescentes almoçaram à beira do Rio Nhundiaquara, nas varandas do tradicional Restaurante Madalozo, onde puderam provar o barreado, prato muito saboroso, preparado com carne bovina, toucinho e temperos típicos da cozinha de Morretes, Antonina e Paranaguá, degustado há centenas de anos.

No folclore paranaense, o Barreado é símbolo de fartura, festa e alegria. O nome vem da expressão “barrear” a panela,ou seja, lacrar a panela de barro com farinha. A receita consiste em cozinhar a carne por muitas horas, até desfiar e servi-la com um pirão  farinha de mandioca  e banana. No Madalozo, o prato é servido juntamente com uma sequência de frutos do mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *