• Paraná: (41)3165-8000 - (41)3056-7871
  • IJFC - No YouTube
  • IJFC - No Facebook
  • IJFC - No Instagram

Projeto Cirurgia de Catarata

Desenvolvido no segundo semestre de 2015 no Rio de Janeiro Tradicionalmente o Projeto Saúde Ocular atendeu problemas relacionados à baixa visão, com exame completo no IBC (Instituto Benjamin Constant) e doação de óculos para os que necessitaram. Foi realizado prioritariamente com alunos de escolas públicas, seus professores e funcionários. Mas um problema sério ia ficando pelo caminho: os portadores de diferentes graus de cegueira ocasionados pela Catarata. Era grande a demanda originada por aqueles que não têm acesso às cirurgias, seja por seu elevado custo na rede privada, seja pela dificuldade de acesso aos hospitais da rede pública.

Isso nos motivou a desenvolver um novo Projeto para atendimento dos adulto-idosos portadores de Catarata.

Entre as principais causas da cegueira no Brasil encontram-se a catarata e o glaucoma, sendo que a catarata guarda para si o percentual de 40% a 50% dos casos de cegueira.

Sendo atualmente impossível retardar ou evitar a progressão da catarata, através da identificação antecipada dos fatores de risco, coube ao tratamento cirúrgico o meio eficaz para atingir a cura, ou seja, a reabilitação visual.

Para a realização desse Projeto o IJFC contou mais uma vez com o valioso parceiro, o Centro Cirúrgico do Instituto Benjamin Constant e a sua equipe de médicos residentes, oftalmologistas do quadro e voluntários, e também mais uma vez, com o apoio financeiro da CNSeg- Confederação Nacional das Empresas de Seguros Privados.

Objetivo do Projeto:

Reabilitar a visão através da cirurgia de 100 (cem) adulto-idosos acima de 50 anos, cegos por catarata, moradores em comunidades de baixa renda, no Município do Rio de Janeiro.

 

 

Fases do Projeto:

Identificação dos elegíveis: Nas casas de convivência de idosos; nas igrejas através dos atuantes da área Pastoral da Saúde e em asilos.

Em seguida fizemos a apresentação do Projeto aos idosos e marcamos uma entrevista pessoal com aqueles que já tinham indicação médica de catarata.

Em seguida fizemos a apresentação do Projeto aos idosos e marcamos uma entrevista pessoal com aqueles que já tinham indicação médica de catarata. Seleção inicial de 150 idosos e encaminhamento de 137 para o IBC, para passarem por uma consulta médica, com o objetivo de verificar se a catarata está no ponto de ser operada. Transporte de ida e volta ao IBC em ônibus fretado pelo Projeto. Serviço de refeição completa para os idosos e seus acompanhantes, suco e café durante a estada no IBC.

Risco Cirúrgico e Colírios:

Exames realizados no procedimento de Risco Cirurgico: hemograma completo; eletrocardiograma; Raios X dos pulmões; Consulta com o Cardiologista.

Para a realização dos exames necessários, com os melhores preços e boa qualidade, o IJFC firmou parceria com os seguintes laboratórios/entidades:

Posto de Saúde Hamilton Land – Cidade de Deus – exames de sangue;

Centro de Diagnósticos Avançados – Renaud Scan – Raios X ;

RADRIO – Consulta cardiológica e eletrocardiograma;

Os exames médicos realizados para a obtenção do Risco Cirúrgico serviram de base para informar a alguns idosos sobre problemas com a saúde que eram até então desconhecidos, como hipertensão, glaucoma, cardiopatias e diabetes. O pós-operatório da Catarata exige nos primeiros trinta dias o uso de três diferentes colírios que foram comprados a bom preço na parceria com o Laboratório Alcon, em função do volume e da natureza do Projeto.

Doação dos óculos: Parceria com a ÓTICA MFJ ÓCULOS. Primeiro Grupo: doação de 119 óculos para 67 adultos e idosos que apresentaram muito baixa visão mas que por diversos motivos não foram submetidos à cirurgia. Por ser um grupo com idade mais avançada a maioria recebeu dois óculos (01 para perto e 01 para longe) ou dependendo do grau da lente recebeu 01 multifocal. Segundo Grupo: foram doados óculos para os operados que ainda precisam de lentes para a leitura.

Cirurgias realizadas: 162 idosos foram ao IBC considerando os acompanhantes (137 + 25); 73 encaminhados para cirurgia 61 cirurgias realizadas (12 não puderam ser operados por problemas de saúde) 16 cirurgias foram marcadas a partir de março de 2016. 67 idosos receberam óculos porque apresentaram baixa visão e a catarata não pode ser removida agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *