A Associação Iniciativa Cultural, também conhecida como Passos da Criança é uma organização não governamental que promove o atendimento em contraturno escolar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal, na comunidade de Vila torres, mais conflituosa da cidade de Curitiba.

A instituição desenvolve atividades esportivas, culturais e educativas, como oficinas de capoeira e informática, reforço escolar, aula de valores e atendimento psicológico pontual.

Passos da Criança, que existe há 14 anos, nasceu por iniciativa de Adilson Pereira de Souza que durante dez anos esteve em situação de rua até ir para um abrigo institucional na Chácara Meninos de Quatro Pinheiros, de Piraquara, aos 15 anos.

Ao retornar à Vila, preocupado com as crianças de sua comunidade que, como ele estivera um dia, estavam vulneráveis, Adilson decidiu buscar apoio para a realização de um sonho. Hoje Passos da Criança vive de doações e contribuições voluntárias. Mas o sonho precisa de apoio financeiro, constante e consistente. O Instituto João Ferraz de Campos vem prestando auxílio desde 2012, contribuiu para a aquisição do terreno nos fundos da escola para ampliar o modesto espaço onde funciona. O IJFC continua cedendo mensalmente apoio financeiro para custear despesas correntes.

É nossa contribuição para possibilitar a continuidade de um projeto que nasceu da determinação de uns poucos, permanece pela perseverança de alguns, e oferece serviços da maior significância para dezenas de crianças e jovens da conturbada Vila Torres.

*Encerrado em 2017.