Educação Física  /   Modalidades Esportivas

As atividades de Educação Física e modalidades esportivas buscam contemplar o desenvolvimento pessoal, social, de integridade física, psicológica e moral, por intermédio da diminuição da ociosidade e consequentemente a diminuição do risco social, proporcionando momentos para diversos tipos de aprendizagens: capacidade para o trabalho em grupo, discussão de normas da sociedade e aspectos ideais para o convívio social.

O esporte favorece a atividade coletiva, desenvolve a consciência comunitária, estimula a identidade das crianças e principalmente faz o pensar vir primeiro do que o agir.

 

Modalidades esportivas com bola.

 

Principais  atividades

 Observando os alunos menores durante algumas atividades percebe-se o déficit de alguns movimentos do desenvolvimento motor padrão que foram bastante trabalhados de forma lúdica com as crianças.

É proposto vários desafios para trabalhar valências físicas.

Movimentos  com  cones

Movimentação curta sem elevação de membros inferiores. Manutenção de equilíbrio corporal.

O Salto

Muitas crianças tem medo de altura. Com uma forma divertida e um contexto criado na aula de educação física elas são desafiadas a encarar o desafio e saltar de diversas maneiras e alturas diferentes.

Corrida com desaceleração

Nesta atividade os alunos devem prestar atenção no comando do professor e responder o mais rápido possível. As crianças maiores são sedentas por desafios e as várias atividades tem resultado fantástico.

 

Jogo da matemática

Os dados são lançados e após calcular o resultado pedido pelo professor as crianças correm para apertar a campainha e dar a resposta correta.

 

Batalha das linhas

Nesta atividade as crianças e adolescentes criam estratégias para vencer o time adversário utilizando 6 linhas da quadra e depois explicam como conseguiram a estratégia vencedora.

 

Judô

As atividades de Judô visam trabalhar os conceitos relacionados à educação pelo esporte. A proposta é desenvolver não somente golpes, as técnicas e as táticas da modalidade, mas por meio desta modalidade esportiva, auxiliar no desenvolvimento humano dos jovens, para se tornarem “graduados” dentro e fora do tatame. O judô é uma modalidade privilegiada, por carregar tradições e valores que são importantes instrumentos educacionais, como a coragem, humildade, respeito, disciplina, determinação, autocontrole e solidariedade.

As atividades de aquecimento e desenvolvimento de coordenação motora são aplicadas conforme a idade, usando todo e qualquer exercício de maneira lúdica e alegre, para que se divirtam durante as aulas.

 

 

Algumas das atividades realizadas:

  • Gatinho (pega pega usando 6 apoios);
  • Futebol Caranguejo (futebol onde as crianças e adolescentes permanecem apoiados com as mãos e os pés, com a parte anterior do corpo virada para cima, usando somente as pernas para tocar a bola;
  • Pega pega tatu bola (movimentos de rolamentos, sem poder ficar em pé);
  • Sumô (adaptação do esporte Sumô, estimulando a isometria de força muscular e estratégia);
  • Atividades direcionadas ao desenvolvimento motor e trabalho em grupo, que visam o equilíbrio, estratégia e fortalecimento articular:
    • disciplina, saudação, uso do uniforme, higiene e bom relacionamento social e normas de etiqueta;
    • técnicas de quedas para trás e sentado, amortecimento da queda para o lado e deitado, técnicas de quedas agachado e para trás;
    • rolamento para frente e para o lado;
    • forma correta de segurar o quimono dos dois lados;
    • técnicas de projeção ao solo osoto gari e koshi guruma;
    • técnicas de imobilização no solo yoko shiro gatame.

Todas as atividades são observados o rendimento da criança e adolescente no seu dia a dia de aula e testes práticos trimestrais.