Artes Plásticas

A arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética caracterizando um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana, desenvolvendo com as crianças e adolescentes do IJFC a sensibilidade, a percepção e a imaginação, no domínio do conhecimento artístico, necessário para compreender a arte como meio de humanização da realidade e promovendo a socialização com o meio que está inserido.

 

Música

A oficina do saber de música é proposta para todas as turmas nos dois períodos do projeto. O foco da oficina é proporcionar a vivencia musical através de escuta responsável por meio de repertório da cultura popular brasileira para o enriquecimento cultural das crianças e adolescentes.

Dentro da mítica temos os elementos musicais que a torna física, palpável, concretizada na harmonia, ritmo e melodia. Tais elementos são trabalhados de forma separada primeiramente, onde o carro chefe é a percussão, dando ênfase para a rítmica, que é o meio no qual trabalha-se o coletivo. A música auxilia também no desenvolvimento de toda a parte cognitiva e motora, melhorando o intelecto da criança e do adolescente.

Ao trabalhar com música popular brasileira, seja ela regional ou urbana, consequentemente a criança e o adolescente absorvem também o conteúdo cultural do local de onde essa música provem, através das canções aprende-se o dialeto específico, as danças, enfim, tudo que representa aquela região e estado.

Iniciamos os trabalhos aplicando os ritmos regionais do Nordeste, o Baião, Xote e a Ciranda. Alguns tipos de música os alunos não conhecem porque não fazem parte de suas vivencias musicais. Começamos com a escuta desses ritmos para depois aprender células básicas nos instrumentos de percussão.  Também trabalhamos os ritmos afro que conduz a Capoeira que são o Jongo e o Maculelê.

Junto desses ritmos a dança é um elemento bem importante.

Ritmos urbanos como o samba e ritmos contemporâneos também são trabalhados.

Nossa grande oportunidade foi participar do Festival Cultural do SESC, onde as crianças e adolescentes vivenciaram a experiência de subir em um palco e realizaram uma apresentação artística com a execução de uma ciranda e o maculelê.

 

Dança

As oficinas com as turmas são de bale para os pequenos e dança para os maiores.

Bale: os objetivos são de ampliar o conhecimento cultural das crianças, melhorar o relacionamento e interação entre elas, desenvolver consciência corporal, além de oportunizar o acesso uma modalidade tida como elitizada.

As aulas são organizadas em aquecimento, parte principal e parte final.

O aquecimento é realizado com acompanhamento musical para preparar o corpo para os exercícios seguintes. Na parte principal, as crianças aprendem técnicas básicas do Bale, contagem musical, desenvolvem flexibilidade e consciência corporal.

Atividades realizadas:

Brincadeira do Robô:

Nessa brincadeira, as crianças são organizadas em duplas. Uma de cada vez é o robô e a outra a dona do robô. Quem fosse é robô não pode falar ou se mexer sem que seu “dono” dê os comandos, com alternância de posição.

Borboleta preta de asas amarelas:

Música cantada com alternância de movimentos similares com movimentos individuais, atendendo a chamada do nome de cada um.

Objetivo: melhorar flexibilidade, memorização e perda da timidez.

Saltos, giros, caminhadas esticadas e movimentos espontâneos são realizados a fim de melhorar o aprendizado das técnicas básicas do bale.

Danças variadas

Com as turmas das adolescentes, o estilo de dança é mais aberto, atendendo a preferência e as sugestões trazidas pelas próprias adolescentes. Elementos do jazz, bale, hip hop e danças atuais são trabalhados com essas turmas. As aulas são organizadas em aquecimento, ensino de técnicas de dança e fixação das técnicas. As adolescentes realizam atividades de ritmo, coordenação motora, consciência corporal, alongamentos e ensaios coreográficos.

Os adolescentes participaram de uma apresentação no SESC e obtiveram excelente desempenho.