Principais  Objetivos

Acolhida: é o processo de contato inicial de uma pessoa com o IJFC. Consiste na realização de escuta qualificada das necessidades, repasse de informações sobre os serviços prestados pelo Instituto e pela Rede de Serviços de Pinhais. Esta ação é feita sempre que um novo usuário é encaminhado para inserção no serviço.

A acolhida, liderada pela assistente social com apoio dos demais membros da equipe técnica, é realizada no período  de até cinco dias após o encaminhamento da Rede, com posterior comunicação a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pinhais e ao Centro de Referência de Assistência Social.

Encontro de família: Consiste na realização de encontros planejados em conjunto com as famílias e seus representantes. Tem como proposta possibilitar a reflexão sobre um tema de relevância para as famílias, contribuindo com a superação de vulnerabilidades e riscos, desenvolvendo potencialidades e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, assim com o acesso à direitos, o protagonismo e a participação social.

Visitas domiciliares: As visitas domiciliares se constituem em importante instrumento de intervenção social dentro do Serviço de Proteção Social Básica, desenvolvidos pelo IJFC, pois é a melhor forma de aproximação entre o profissional e a realidade do sujeito/grupo familiar atendido. É responsabilidade da assistente social visitar todos os usuários inseridos no Instituto, conforme a necessidade do caso.