A equipe técnica presta o suporte necessário aos educadores, municiando-os para o desenvolvimento de atividades lúdicas, educativas e culturais.

Este cuidado é fundamental para que educadores e demais profissionais estejam coesos, formando uma equipe que atua pela realização dos objetivos de fortalecimento de vínculos e garanta o desenvolvimento integral dos usuários.

Reuniões de Equipe: Acontecem de forma periódica viabilizando o alinhamento das ações, bem como, trazendo novas orientações acerca da didática nas oficinas, relacionamento com os usuários e propostas  de aperfeiçoamento.

Estudos de Caso: É uma forma de compartilhamento das informações pelos profissionais de diversas áreas sobre o histórico do caso, contexto familiar e vivências do usuário. Ocorrem trimestralmente, sempre respeitando o sigilo e ética profissional.

Instrumentos técnicos: Para o acompanhamento coeso das ações pedagógicas e visando a efetividade das intervenções sociais, pedagógicas e psicológicas, a equipe prevê o desenvolvimento ao longo do ano, de instrumentos que propiciem o registro e atendimento pontual nas demandas suscitadas nas oficinas.

Aperfeiçoamento: A coordenação pedagógica desenvolve oficinas, momentos de discussão e reflexão da práxis, oferta de material didático e aperfeiçoamento a fim de alinhar oferta de serviço para a construção/reconstrução e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Reuniões  com  município

A articulação com a rede sócio assistencial é feita pela equipe técnica, nas áreas de cada profissional. A finalidade é que o Instituto esteja inserido na Rede de Serviços e proteção às famílias do território, sendo seu serviço parte de um conjunto de medidas de segurança afiançadas aos usuários por meio de ações públicas e privadas.

Para isso, a coordenação se divide, representando o IJFC, em reuniões de Rede, promovidas por órgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social e outros afins, com Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Conselho da Juventude, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar.

A equipe técnica também participa de seminários, palestras, comissões e interage com outras entidades que compõem a Rede de Proteção local.