• Paraná: (41)3165-8000 - (41)3056-7871
  • IJFC - No YouTube
  • IJFC - No Facebook
  • IJFC - No Instagram

Feedback é tema de capacitação

Fazer e receber críticas são habilidades que, como quaisquer outras, podem ser desenvolvidas. As pessoas geralmente temem a reação e os comentários da pessoa criticada.  No meio corporativo, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo com o intuito de avaliar o seu desempenho, salientando os pontos positivos e negativos é chamado de feedback.

Com a intenção de aprimorar o relacionamento e o desempenho dos profissionais da educação das Creches Francisco da Motta e Mundo Infantil, ambas na cidade do Rio de Janeiro, foi realizado pelo Instituto João Ferraz de Campos (IJFC), no dia 01 de Outubro, uma capacitação em feedback, orientada pela gestora de projetos sociais, Lena Marcon, advogada, economista e administradora com longa carreira corporativa.

Durante todo o dia, diretoras, coordenadoras pedagógicas, professoras e auxiliares de ensino aprenderam que a crítica quando bem colocada é parte fundamental do processo de orientação, aprendizado e crescimento. “É comprovado a importância dessa ferramenta para obter melhores resultados, tanto nas relações de trabalho, quanto nos seus relacionamentos pessoais”, salienta Lena.

Foram realizadas dinâmicas com o grupo com a finalidade de aplicar o conteúdo e análise de desempenho. Em um dos exercícios por exemplo, os professores relatavam o baixo desempenho escolar de um aluno ao responsável, em outro exercício, a coordenação pedagógica realizava a avaliação de baixo desempenho de um professor.

O grupo observou todo o diálogo do feedback de cada exercício para uma avaliação de desempenho, observações e aplicabilidade do conteúdo. “Aprendemos também que dentro de uma gestão o feedback pode ser feito de maneira individual ou em grupo. Nós como profissionais temos que ter em mente que as críticas visam a melhoria e é realizada por um profissional, qualificado e preparado”, afirma a professora Aline Cristina.

Para a professora Viviane Minó de Aquino a capacitação vai melhorar as relações de trabalho e afetivas dentro da instituição escolar. É evidente o envolvimento da escola e do professor com a comunidade e com a família do aluno, sendo a ferramenta auxiliar no processo de integração e comunicação família e escola.

*** Conforme solicitação das auxiliares de ensino, o IJFC irá trabalhar na próxima capacitação o tema CRENÇAS. Aguarde  mais informações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *