• Paraná: (41)3165-8000 - (41)3056-7871
  • IJFC - No YouTube
  • IJFC - No Facebook
  • IJFC - No Instagram

Encontro Professoras RJ

 

OBRAS SOCIAIS UNIDAS DE SANTA MARTA

Creche Comunitária Mundo Infantil

Formação Continuada Instituto João Ferraz de Campos

Os temas analisados em 2018 foram:

Bullying (1º encontro);

Psicomotricidade e Psicopedagogia (2º encontro) – Importância das novas funções na educação infantil;

A participação da família na Educação. (3º encontro).

Antes de entrar na parceria Familia  x Escola sentimos a necessidade de conhecer as transformações ocorridas nessas duas fortes Instituições. No terceiro encontro refletimos sobre as transformações ocorridas na estrutura tradicional familiar projetando as diversas e novas composições familiares.

No 4º encontro, que acontecerá em agosto, analisaremos as transformações ocorridas nas escolas e as parcerias estabelecidas entre as duas Instituições.

Depoimento de Professores

Profª. Aline Cristina

Nós profissionais da área da educação, devemos o tempo todo acompanhar o desenvolvimento da educação e instrumentalizar para que  possamos aprimorar cada vez mais a nossa prática docente.

Os nossos encontros são repletos de trocas, interações, produtividade, experiências e muito aprendizado. O melhor de cada um desses momentos, são os temas abordados que fazem parte da nossa rotina dentro das instituições e que através dos encontros buscamos aprender mais, trocar e ter novas estratégias para podermos juntas, com a participação  da nossa equipe , das famílias e principalmente com nossos alunos, solucionar várias questões,  que são fundamentais no processo de aprendizagem.

Com o tema Bullyng, foi surpreendente aprender identificar, saber a diferença entre o mesmo e abuso de poder, como também a faixa etária que se é caracterizado esse ato.

O tema do Bullyng, foi fundamental para a construção do meu trabalho, pois na turma em que atuo, já surgiram algumas observações nossas e através do nosso encontro eu pude me nutrir de informações e aprendizados, para poder saber lidar com essas situações e também buscar estratégias que nos possibilite trabalhar com as nossas crianças, mostrando a eles que cada um tem sua individualidade e que devemos respeitá-la, valorizando cada ser a seu modo.

No tema psicomotricidade x psicopedagogia, nos foi apresentado o quanto é importante a parceria de um corpo docente, a observação, a troca entre todos, atividades de corpo e movimento, a importância de uma análise clínica, caso haja necessidade em uma ajuda ou uma proposta diferenciada para nossos alunos.

Ficou claro com essa experiência que através das atividades de corpo e movimento é muitíssimo importante para desenvolvimento da criança e que as mesma devem ser avaliadas num todo, levando em conta o desenvolvimento cognitivo, motor e o emotivo (relacional). Como foi descritas as frases de desenvolvimento e a forma global de avaliação, tanto por Henri Wallon como por Jean Piaget, fez enriquecer ainda ais a nossa teoria e nosso olhar para que possamos obter uma boa avaliação dos nossos alunos, levando em conta todos os aspectos a serem observados, a troca com toda a equipe que atuam diretamente com eles, para que fazer da nossa rotina diária um aprendizado continuo, com objetivo de lhes possibilitar uma educação de qualidade.

Profª. Viviane Aquino

1. Feedback do encontro sobre Bullying

​Esse encontro foi muito importante, pois com as informações atualizadas, passei a observar melhor as atitudes dos alunos e identificar com clareza quando um aluno está sofrendo bullyng. Com isso comecei a trabalhar mais com os jogos cooperativos, sempre misturando os grupos (evitando colocar meninos de um lado e meninas do outro, alimentando a rivalidade entre os gêneros), incentivando o trabalho em equipe, elogiando e apontando os resultados  positivos que eles alcançaram.

​2. Feedback do encontro sobre psicomotricidade x psicopedagogia

Esse encontro foi importante para enfatizar a diferença entre psicopedagogia e psicomotricidade. A psicopedagogia atua tanto na área da saúde quanto na área da educação. Já a psicomotricidade está vinculado ao movimento, ao afeto e ao intelecto Com essas informações, ficou claro que a educação física tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, propondo questões relacionadas à aprendizagem.

A aprendizagem é um processo global que envolve todo o corpo, assim, podendo observar nas aulas de educação física os aspectos corporais pelo vinculo cognitivo, afetivo-emocional e motor, nas ações e no processo de aprendizagem escolar.

Profª Marcia Aguiar de Souza

A importância das famílias na Educação

Neste encontro foi apresentando para o grupo de professoras da Creche Mundo Infantil e da Escola Francisco da Mota um estudo sobre a formação dos vários tipos de família ao longo dos séculos.

Aprendemos sobre a família patriarcal e tradicional, o código de Hamurabi, como era na época da Idade Média, o direito romano, estudamos sobre a constituição das famílias no Brasil, que foram famílias tradicionais, famílias recompostas, união homoafetiva, família recomposta, membros héteros. Estudamos também que a família patriarcal foi se transformando ao longo dos anos.

Foi uma troca muito enriquecedora para mim tanto pessoal como profissional. Pude refletir sobre os diversos tipos de famílias e sobre a minha própria estrutura familiar. Sendo assim consegui pensar um pouco sobre as famílias a qual a nossa creche atende. Refletir (tentando não fazer juízo de valor) no contexto ao qual estão inseridos. Por fim chego à conclusão de que vou ser ainda mais compreensiva e acolhedora. Estar nestes espaços de trocas de experiências coletivas, vem enriquecendo as minhas vivencias, bem como me fazendo ter um outro olhar a cada tema proposto, sou muito grata ao Instituto João Ferraz de Campos pela oportunidade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *